Anáguas - WB Produções





Anáguas  

“Anáguas – A dramaturgia Paraibana em cena”

 

A companhia de Teatro Oxente tem a enorme satisfação de lançar a  sua turnê nacional com o espetáculo “Anáguas”, com patrocínio da Petrobras e realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, o projeto “Anáguas – A dramaturgia Paraibana em cena”, que propõe a circulação da dramaturgia nordestina, através da obra de Lourdes Ramalho. O espetáculo “Anáguas” circulará de forma itinerante por duas cidades do sudeste brasileiro. Mais precisamente nos estados do Rio de Janeiro, e Vitória-ES, com três sessões, sendo elas gratuitas e acompanhadas de um debate após o espetáculo.
Além do espetáculo, a companhia oferecerá também uma oficina de “Danças Folclóricas e sua utilização no Teatro” durante dois dias, com carga horária de 8 horas, por cada cidade pela qual passará, e realizará a exposição “Memórias do teatro Paraibano” que conta a História da companhia Oxente de forma cronológica, num paralelo com a vida e obras da dramaturga Lourdes Ramalho. O espetáculo tem como encenador José Maciel e dramaturgia de Lourdes Nunes Ramalho, e atrizes que tocam a alma do público com sua sensibilidade. Em todas as atividades realizadas pelo Projeto haverá a preocupação em garantir nos espaços das atividades rampas de acesso a portadores de necessidades especiais, vagas demarcadas nos estacionamentos, sanitários específicos, assim como a presença de um intérprete de libras.

 

O espetáculo retrata três mulheres (a Mãe –  Maria das Graças; a filha considerada o esteio da família – Maria Exaurina e a filha mais nova que é considerada a ovelha negra – Maria Cândida); lutam cada uma a sua maneira para se manterem fieis aos seus princípios, para isso são capazes de passar por cima de seus próprios egos liberando o que há de mais cruel no ser humano: Conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiças, condenação permeiam o espetáculo do inicio ao fim onde essas três mulheres mostram também suas fraquezas e se apoiam no próprio seio familiar.

A direção optou por uma montagem triangular onde três escadas definem o espaço trabalhado pelas atrizes que dão vida as personagens; As escadas definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família. O espectador é pego de surpresa, ao mesmo tempo em que vislumbra o espetáculo é parte essencial dele chegando a contracenar com as atrizes em meio ao desfecho da peça e vai cada vez mais sendo envolvido nesse triangulo, uma das formas geométricas de maior ligação entre as pessoas ou qualquer outra manifestação, no caso de ANÁGUAS o próprio espetáculo propõe essa aproximação entre a obra e seus apreciadores.

 

A turnê será iniciada pela cidade de Vitória/ES, com as apresentações do espetáculos nos dias 22, 23 e 24 de Abril, sexta e sábado às 20h e domingo às 18h no Teatro Universitário que fica localizado na Av. Fernando Ferrari, 514, Campus da UFES.

 

EQUIPE DE CRIAÇÃO

 

Atuação: Margarida Santos / Mônica Macedo/ Palmira Palhano.

Dramaturgia: Lourdes Nunes Ramalho.

Montagem: Cia Oxente de Atividades Culturais.

Encenação: José Maciel.

Cenografia: José Maciel e Jacinta de Lourdes.

Cenografia: Andréa Gisele

Figurinos: Tainá Macedo.

Plano de Luz: Edilson Alves.

Execução de Luz: Tainá Macedo.

Produção Executiva: Focos Produções.

Produção Local: WB Produções;

Produtor: Jamil Richene.

Músicas Originais: Angélica Lacerda, Marcos Fonseca, Misael Batista.

Programação Visual: Tainá Macedo, Regina Negreiros E Masinho Cardoso.

 

 

 

SERVIÇO

1 – Programa Petrobras Distribuidora de Cultura apresenta

“Anáguas – A dramaturgia Paraibana em cena”

Com: Companhia de Teatro Oxente

Local: Teatro Universitário

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, campus da UFES – Vitória/ES

Telefone ( Informação): 27 3335 2953 / 27 3029 2765 / wbproducoes.com

Dias: 22, 23 e 24 de Abril Apresentação gratuita para público espontâneo

Horário: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18h.

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Duração: 50 minutos.

Lotação Máxima: 100 pessoas.

OBS: Todas as apresentações terão intérpretes de Libra.

 

2- Oficina: “Danças Folclóricas e sua utilização no Teatro”

 

A oficina será oferecida para artistas de teatro, professores de dança e bailarinos popular. Tem por objetivo trabalhar Danças Folclóricas do Nordeste, principalmente os cocos de roda, xaxado, ciranda, cavalo marinho, dança de salão regional como: xote, baião, forró, dança do camaleão e araruna além da quadrilha junina. A oficina de Danças Folclóricas servirá também como base para trabalhos corporais de atores e bailarinos como parte integrante de sua preparação física atuando diretamente na fisiologia do ator como mecanismo na melhoria de sua anatomia independente da área de atuação e/ou linguagens cênicas que ele trabalhe. Por tanto citamos: O trabalho de corpo é um participante ativo da formação integral do ator. Ele oferece, sem dúvida, uma instrumentalização técnica básica; há coisas a serem aprendidas, há um conteúdo próprio e específico da área a ser transmitido e esse conteúdo deve ser capaz de, em sua especificidade, preparar o ator a desempenhar bem qualquer papel que lhe seja determinado, em qualquer proposta teatral a que se dedique (AZEVEDO, 2002,P. 279).

 

SERVIÇO

Oficina: “Danças Folclóricas e sua utilização no Teatro”

Dia:  21 de Abril

Dás 8h00 ás 16h

Vagas: 30

Local: Companhia Folgazões

Endereço: Rua Nestor Gomes, 168, Centro, Vitória/ES. Em frente ao Palácio Anchieta.

 

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

  1. Exposição: “Memórias do teatro Paraibano”

 

A exposição “Memórias do teatro Paraibano” contará com fotos, textos e documentos que vão descrever o histórico de 30 anos da Companhia Oxente de Atividades Culturais e a vida e obra da dramaturga Lourdes Ramalho que é celebrada como grande dama da dramaturgia nordestina, premiada no Brasil, em Portugal e na Espanha em inúmeros concursos de dramaturgia e festivais de teatro.Ela que é a dramaturga ímpar na história do teatro da Paraíba, no contexto do teatro nordestino e, mais amplamente, no quadro do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra será realizada sempre no haal do teatro que será realizado o espetáculo “Anáguas” A mostra fica exposta durante os dois de apresentação do espetáculo e poderá ser visitada durante o dia, conforme horário de funcionamento do teatro de cada cidade. Com a entrada é gratuita.

 

Local: Foyer do Teatro Universitário – UFES.

 



ENDEREÇO

Av. Nossa Senhora da Penha, 250
Ed Caravelle, Sala 403
Santa Helena - Vitoria/ES - CEP: 29055-022

(27) 3029 - 2765
(27) 99781 - 6230 (Whatsapp)

[email protected]

NEWSLETTER