Clementina, cadê você? - WB Produções





Clementina, cadê você?  

CLEMENTINA, CADÊ VOCÊ?

 

Considerado um dos 10 melhores espetáculos de 2013 por Daniel Schenker, pesquisador e crítico teatral, e indicado ao Prêmio Questão de Crítica nas categorias melhor atriz (Ana Carbatti) e melhor iluminação (Renato Machado), o musical “Clementina, cadê você?”, que através de uma narrativa não linear conta a vida de Clementina de Jesus.

O musical conta com texto de Pedro Murad, direção de Duda Maia, além de Ana Carbatti interpretando a personagem título ao lado de 5 atores/músicos Z Bruno Barreto ou Pedro Miranda, Diego de Abreu, Sergio Kauffmann, Vidal Assis e Wendell Bendelack.

Clementina de Jesus da Silva, neta de escravos, doméstica e descoberta como cantora aos 63 anos de idade.  Há 50 anos Clementina tornava-se uma das mais importantes sambistas, considerada rainha do partido alto. “Busquei a fala da Clementina com textos publicados em jornais. Costurei uma dramaturgia de reminiscências, de lembranças que narram a trajetória pessoal e artística da sambista”, explica o autor Pedro Murad que completa: “Clementina não é o Brasil moderno, nem o Brasil Arcaico. Essa grande artista está na fronteira. Ela é uma personagem de transição do país, que chama muito atenção. Clementina representa o negro urbano descendente de escravos, a cultura negra carioca. A peça mostra como essa preta velha enxerga o Brasil do século XX”.

A peça mostra desde a infância de Clementina em Valença (Estado do Rio) até o descobrimento da cantora pelo produtor Hermínio Bello de Carvalho; o reconhecimento tardio da crítica e público; passando pela Portela; rodas de samba; Mangueira; Rosa de Ouro; as festas nas Igrejas da Penha e São Jorge. “O fascinante na personagem é a simplicidade em que ela imprimia em todas as atitudes e momentos”, descreve Duda Maia, que 12 anos foi a responsável pela direção de movimento e assistência de direção das encenações de João Falcão, como: Clandestinos, Gonzagão, O Pequeno Príncipe, Ensina me a Viver, entre outros. Também trabalhou com Aderbal Feire Filho e André Paes Leme. “Nasci no Rio, mas morei em Recife desde pequena. Voltei para a minha cidade aos 19 anos. Em 2000 trabalhava na peça Lisbela e o Prisioneiro, quando o Guel Arraes me apresentou ao João. Na época, assisti A Máquina, enlouqueci. Desde então não me separei profissionalmente do João”, revela a diretora.

 

São 25 músicas, nem todas cantadas na íntegra, acompanhas por pandeiro, cavaquinho, violão, tantã, flauta e tambor. Vidal Assis, músico parceiro do Hermínio Bello de Carvalho, participa do espetáculo e compôs uma música inédita para a peça. Os atores/músicos se revezam em formação variada. Normalmente os musicais mostram atores cantando com uma banda de suporte, porém em “Clementina, cadê você?” são seis pessoas que fazem tudo: cantam, interpretam, tocam e dançam. “O espetáculo é simples, não tem a estrutura dos grandes musicais. Clementina, Cadê Você? tem força, tudo na base da simplicidade”, diz o diretor musical Pedro   Miranda.

Com 30 anos de carreira, pela primeira vez Ana Carbatti é a protagonista de um musical. “A Duda trabalhou muito na direção do movimento, isso me ajudou na composição da personagem e também da postura. Tenho 43 anos e a peça começa com uma cena onde a Clementina tem 30 ou 40 anos a mais que eu. Apesar disso, o processo de construção da personagem me pareceu muito natural, fácil, orgânico, pois não buscamos imitar a Clementina. Procuramos a essência dela através da música, isso foi fundamental. Não tentamos copiar. Encontramos a Clementina dentro da minha voz, pois nosso timbre não é igual. A idéia era buscar a sonoridade dela, o jeito de cantar, os trejeitos e movimentos”, finaliza a atriz. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012.

 

FICHA TÉCNICA

 

Idealização: Cristiano Salgado

Texto: Pedro Murad

Direção: Duda Maia

Elenco: Ana Carbatti, Bruno Barreto, Diego de Abreu, Sergio Kauffmann, Vidal Assis e Wendell Bendelack

Direção musical: Pedro Miranda

Cenário e figurinos: Clívia Cohen

Iluminação: Renato Machado

Diretora assistente: Letícia Medella

Preparação vocal: Carol Futuro

Engenharia de som: Branco Ferreira

Operador de som: Branco Ferreira

Operadora de luz: Tamara Torres

Diretor de palco: Rodrigo Ferreira

Fotografia: Pedro Murad

Design: Luiz Arbex

Assessoria de imprensa: Barata Comunicação

Direção de Produção e Produção executiva: CultConsult / Elaine Moreira e Maria Inês Vale

Realização: Espaço de Dança Cristiano Salgado

 

 SERVIÇO

 

Espetáculo: Clementina, Cadê Você?

Gênero: musical

Theatro Carlos Gomes

Dias e horários: dia 02 de abril – 18h e 20h / dia 03 de abril – 18h e 20h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)

Endereço: Praça Costa Pereira, s/n, Centro

Telefone: (27) 3132-8399

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

 



ENDEREÇO

Av. Nossa Senhora da Penha, 250
Ed Caravelle, Sala 403
Santa Helena - Vitoria/ES - CEP: 29055-022

(27) 3029 - 2765
(27) 99781 - 6230 (Whatsapp)

[email protected]ducoes.com

NEWSLETTER