Grupo Galpão - WB Produções





Grupo Galpão  

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam
GRUPO GALPÃO
com

Os Gigantes da Montanha

Direção: Gabriel Villela
Classificação: livre | Gênero: Fábula Trágica | Duração: 90 minutos
02 de junho
Sábado – 19h

De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Classificação: livre | Gênero: Sarau Literário Musical | Duração: 70 minutos
03 de junho
Domingo – 18h

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Estacionamento do Centro de Artes

Acesso Gratuito

 

 

Unindo música e teatro popular de rua, Grupo Galpão faz apresentações gratuitas no Universidade Federal do Espírito Santo.

 O tradicional grupo mineiro de teatro apresenta os espetáculos Os Gigantes da Montanha e De Tempo Somos no estacionamento do Centro de Artes da Ufes

 Depois da temporada comemorativa dos 35 anos, que reuniu um público de quase 40 mil pessoas em 2017, o Grupo Galpão volta a viajar pelo país, com a Turnê Litorânea. Vitória foi a cidade escolhida para fechar a temporada – que conta com o patrocínio master da Petrobras – e já passou por Santos (SP), Caraguatatuba (SP), Macaé (RJ) e Campos (RJ). Considerado um dos mais significativos e atuantes grupos de teatro do país, o Galpão se apresenta para o público da capital com dois de seus mais recentes espetáculos. No dia 02 de junho (sábado), às 19h, com Os Gigantes da Montanha, dirigido por Gabriel Villela, e no dia 03 de junho (domingo), às 18h, De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone e Ordones. As duas apresentações têm entrada franca e acontecerão no Estacionamento do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

No repertório do Grupo Galpão desde 2013, Os Gigantes da Montanha foi uma escolha do diretor Gabriel Villela para celebrar o reencontro com o grupo, depois do sucesso de Romeu e Julieta (1992) e A Rua da amargura (1994). O espetáculo, escrito por Luigi Pirandello, narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. O clássico atemporal do dramaturgo italiano é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Para compor o repertório musical, foram selecionadas algumas árias e canções italianas, populares e modernas. “Ciao Amore”, “Bella Ciao” e outras músicas ganharam novos arranjos, feitos por Ernani Maletta, para ambientar a atmosfera onírica da fábula.

Tendo a música como elemento fundamental, o espetáculo De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, de 2014, dirigido pelas atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones, realiza um sonho antigo do grupo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa, que resultou em um CD de mesmo nome, produzido por Chico Neves, lançado no ano passado.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam no palco, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990); passando também por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando até a espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

 GALPÃO E PETROBRAS

Há quase 20 anos, o Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. Em 2018, a Petrobras continua apostando no compromisso do Galpão: reinventar a vida por meio da arte, possibilitando a vivência do teatro, como alegria e transformação, para um público cada vez maior.

 OFICINA GRATUITA

02 de Junho (sábado)
Hora: das 09h às 13h
Local: Sala de Dança do CEFD/ UFES | Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário, Goiabeiras
Informações: (27)3029-2765
Inscrições através do e-mail : [email protected]
Vagas Limitadas

APRESENTAÇÃO DA OFICINA
O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criada há 35 anos e tem sua origem ligada ao teatro popular e de rua. Ao longo dos anos, os vários encontros com grupos, com diferentes diretores e com movimentos teatrais foram fundamentais para sua trajetória.
Sua linguagem é resultado dessa série de encontros e experiências vindas de diferentes métodos e pesquisas.
E o compartilhamento dessas experiências e a troca com as comunidades para além do espetáculo é um dos focos do projeto artístico do Grupo Galpão, levado ao público na Oficina.

TEMA: Cumplicidade e criação
MINISTRADA POR: Inês Peixoto, atriz e diretora do Grupo Galpão
DURAÇÃO: 04 (quatro) horas
PARTICIPANTES: 20 (vinte) participantes e ouvintes 30 (dependendo apenas das acomodações)
Participantes devem ir para a oficina com roupas confortáveis para fazer exercícios físicos e garrafinha de água.

CONTEÚDO:
Proposição de um processo criativo, utilizando como ferramenta alguns jogos coletivos.
Ativação da memória e imaginação como matéria prima para criação de esboços de cena.



ENDEREÇO

Av. Nossa Senhora da Penha, 250
Ed Caravelle, Sala 403
Santa Helena - Vitoria/ES - CEP: 29055-022

(27) 3029 - 2765
(27) 99781 - 6230 (Whatsapp)

[email protected]

NEWSLETTER