Oficina de Dramaturgia - WB Produções





Oficina de Dramaturgia  

A WB Produções com patrocínio do Ministério da Cidadania abre inscrições para Oficina de Dramaturgia  com Michel Blóis (ator, autor e diretor/RJ)

São apenas 20 vagas,  gratuitamente e acontecerá no dia 30 de março, sábado, de 13 às 17 horas no Hotel Senac Ilha do Boi, na sala Ilha Bela com carga horária de 4 horas .

Inscrições: [email protected]wbproducoes.com 

Infos: www.wbproducoes.com

Sobre a oficina:  Oficina de Dramaturgia Coletiva

Quais as novas formas de explorarmos a linguagem cênica? Uma delas pode ser o aumento da escuta do coletivo. Como revelar varias vozes e desejos ao mesmo tempo? Em 9 passos construiremos um primeiro tratamento de uma nova peça criada por todos os participantes da oficina.

Material:

Metodologia:

1º passo

Discussão sobre os temas que estamos nos debatendo na atualidade e escolha de “um” para dar o norte inicial da escrita.

2º passo

Tendo o tema escolhido decidiremos quantos personagens poderiam fazer parte da peça. Escreveremos, em conjunto, uma mini-biografia para cada personagem.

3º passo

Com o tema e os personagens definidos, cada integrante escreverá uma sinopse que será discutida e defendida para que seja escolhida “uma” ou que, em conjunto, seja escrita uma nova sinopse (junção de 2 sinopses, por exemplo)

4º passo

Cada integrante escreve 5 rubricas de cenas levando em consideração essa ordem: início, inicio-meio, meio, meio-fim, fim.

5º passo

Leitura das rubricas de cenas e Montagem de uma escaleta pensando em como essa peça se estruturaria. Qual a quantidade de cenas permanecem? Qual combinação de cenas fortifica o tema abordado. Quais cenas se fundem? Se sentirmos que algo está faltando, essa rubrica será escrita pelo coletivo.

6º passo 

Desenvolvimento dos diálogos. Cada integrante escreve uma cena.

7º passo

Leitura do “monstro” e discussão sobre os caminhos abordados.

8º passo

Há uma troca de cenas e cada integrante dá continuidade à escrita anterior seja reescrevendo ou ampliando as cenas baseado no que foi discutido

9º passo

Leitura do “primeiro tratamento” de uma peça escrita coletivamente.

Sobre  Michel Blóis

Dirigiu os espetáculos: “A Sonia é que é Feliz” (2006) de Julia Spadaccini; “Dois Irmãos” (2008) do italiano Fausto Paravidino – co-direção de Chia Rodrigues; “Para um destinatário” (2009) de Michel Blois – apresentado em Lisboa, Portugal; “Dentro” (2012) da Pequena Orquestra; “E se eu não te amar amanhã?” (2017) de Julia Spadaccini – co-direção da cineasta Sandra Werneck; “Tubarões” (2017) de Alexandre Varella, Alonso Zerbinato, Beatriz Bertu, Bianca Joy, Christian Landi, Cirillo Luna, Daniela Pereira de Carvalho e Michel Blois.

Coletivamente dirigiu, escreveu e atuou em: “Limite” (2005) da Invisível Companhia; “Madrigal em Processo” (2009) da Pequena Orquestra; “Sempre”, “Pedro procura Inês” e  “Bobby Sands vai morrer, Tatcher assassina” (2009) com Tiago Rodrigues, Alex Cassal, Felipe Rocha, Thiare Maia, Claudia Gaiolas e Paula Diogo e Michel Blois – “Projeto Estúdios” da Companhia Portuguesa “Mundo Perfeito” – apresentado em Lisboa, Portugal; “Dulce” (2010) com Flávia Gusmão, Nuno Gil, Michel Blois e Thiare Maia – apresentado no Brasil e Europa); “MoMO” (2013) com Flávia Gusmão e Michel Blois – apresentado no Brasil, Europa e África; “Moradores da Cidade Vazia” (2014) da Pequena Orquestra; “O grande livro dos pequenos detalhes” (2015) com Claudia Gaiolas, Paula Diogo, Michel Blois e Thiare Maia – e dramaturgia de Alexander Kelly (ING) – apresentado no Brasil e em Portugal.

Vale lembrar que as Oficina faz parte de uma contrapartida social oferecida e patrocinada graças a Lei Rouanet Art 18 do projeto Circuito Nacional de Teatro no Es ano 11, Pronac 182791

SERVIÇO

Oficina de Dramaturgia com Michel Blóis.

30 de março – sábado  – no Hotel Senac, sala Ilha Bela.

De 13 às 17 horas

Gratuito.

Inscrições: [email protected]wbproducoes.com 

Infos: www.wbproducoes.com

.



ENDEREÇO

Rua Fortunato Ramos, 30
Edf Cima Center, Sala 103
Praia do Canto - Vitoria/ES
CEP 29055-290

(27) 3376-0933
(27) 99781 - 6230 (Whatsapp)

[email protected]

NEWSLETTER