Suassuna - O Auto do Reino do Sol - WB Produções





Suassuna – O Auto do Reino do Sol  

Banestes comemora 80 anos com musical nacional na Praça do Papa

Espetáculo “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, do Rio de Janeiro,

será no dia 7 de outubro. A entrada é gratuita e o público também poderá assistir ao musical “Quixotinada”, do grupo capixaba Vira Lata.

O Banestes completa 80 anos no próximo mês e, para celebrar, apresenta em Vitória o grande espetáculo musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, estrelado pela companhia carioca Barca dos Corações Partidos, e também a estreia da peça “Quixotinada”. As apresentações para o público capixaba, únicas e gratuitas, serão no dia 7 de outubro na Praça do Papa.

Os espetáculos, promovidos pela WB Produções, são uma realização do Ministério da Cultura e do Banestes, por meio da Lei Rouanet e de uma parceria com a Prefeitura de Vitória.

“Suassuna – O Auto do Reino do Sol” é uma grande homenagem ao poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu em 2014 e completaria 90 anos em junho de 2017. Paraibano, ele foi um incansável defensor da valorização da cultura nacional e mesclou em todas as suas obras a arte popular e o universo erudito.

Foi com essa base que a produtora Andrea Alves, da Sarau Agência, lançou o desafio para a companhia de teatro de homenagear Suassuna e convidou três conterrâneos do poeta para criar o espetáculo, que é recheado de música e textos originais.

O processo de criação contou com uma série de oficinas circenses e também excursões feitas pelo grupo pelo Nordeste do Brasil, sendo guiado por Dantas Suassuna, filho do dramaturgo.

O resultado é uma história que gira em torno de uma trupe de circo-teatro e nos acontecimentos de uma noite de apresentação do grupo. O picadeiro de um circo é o cenário perfeito para aparecerem personagens de Ariano, como João Grilo e Chicó (“O Auto da Compadecida”), e outras da Literatura Clássica, além de servir como pano de fundo para as histórias dos integrantes da companhia fictícia.

O musical tem canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho. A direção é de Luis Carlos Vasconcelos e o texto de Braulio Tavares.

A companhia Barca dos Corações Partidos é também uma fiel defensora do repertório nacional e já foi premiada pelos espetáculos “Auê”, “Gonzagão – A Lenda” (em homenagem a outro ícone nordestino, Luiz Gonzaga) e “Ópera do Malandro” (clássico de Chico Buarque).

Espetáculo capixaba na noite de festa

E as comemorações dos 80 anos do Banestes têm mais um atrativo cultural no dia 7 de outubro. Às 18 horas, antes de “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, quem for para a Praça do Papa terá a oportunidade de assistir ao musical “Quixotinadas”, estrelado pelo grupo de teatro capixaba Vira Lata.

É uma adaptação do grupo ao texto do autor pernambucano Silvio Roberto de Oliveira, tendo como base a extraordinária figura de D. Quixote, criada por Miguel de Cervantes. A direção é de Cleverson Guerrera e traz músicas cantadas e tocadas ao vivo.

Banestes: fundação em 1937

O Banestes começou suas atividades no Espírito Santo no dia 15 de outubro de 1937. Ao longo desses 80 anos, acompanha e participa diretamente do crescimento e do desenvolvimento das pessoas e de cada região e município do Estado.

Seja na agricultura, na indústria, na cultura, na micro e pequena empresa, com a dona de casa, o aposentado, o universitário, o servidor público estadual ou municipal, em todas as áreas e setores, o Banestes está presente.

O Banco é a única instituição bancária com agências em todos os 78 municípios capixabas e, em 19 deles, somente o Banestes está presente. Possui, ao todo, 784 pontos de atendimento, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços financeiros aos seus clientes pessoas físicas e jurídicas.

O Banestes possui relacionamento ativo com mais de 1,10 milhão de clientes. Do total, 1,05 milhão são pessoas físicas e 62 mil pessoas jurídicas. São gerenciadas 743.844 contas correntes e mais de 545.827 contas poupança.

Ser o único banco a estar em todo o território capixaba faz também a responsabilidade sociocultural ficar maior e ainda mais prazerosa. Nas grandes programações culturais realizadas no Estado, o Banco faz questão de estar presente. São eventos de Norte a Sul, e de todas as categorias: cinema, música, festivais gastronômicos, folclóricos, etc. Para o Banestes, a cultura é instrumento importantíssimo na formação de um povo.

E, em constante avanço nas melhorias de seus produtos e serviços, o Banestes tem se destacado no cenário nacional. Recentemente, foi incluído na lista das maiores e melhores instituições bancárias do Brasil, de acordo com levantamentos publicados em três revistas especializadas.

No Anuário 360º/2017 da revista “Época Negócios”, o Banestes aparece em 6º nas categorias Desempenho Financeiro e Governança Corporativa, assim como em 7º no indicador Bancos em geral.

Já o jornal Valor Econômico, na publicação “Valor 1000”, aponta o Banco capixaba em 10º nos indicadores Rentabilidade sobre o Patrimônio e Rentabilidade Operacional entre as 100 maiores instituições financeiras.

O Banestes também teve destaque nacional no prêmio “Finanças Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, conquistando o título de 4º melhor do país na categoria Banco Varejo, ficando atrás apenas de Bradesco, Itaú Unibanco e Banpará.

SERVIÇO

Banestes 80 anos Apresenta:

“Suassuna – O Auto do Reino do Sol” e “Quixotinada”

Data: 07 de outubro

Local: Praça do Papa

Entrada gratuita

Horário: 18 horas e 19h30, respectivamente

Produção: WB Produções

 MAIS INFORMAÇÕES:

 “SUASSUNA – O AUTO DO REINO DO SOL”

Companhia Barca dos Corações Partidos

Data: 07 de Outubro

Local: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória

Horário: 19h30

Duração: 120 minutos

Gênero: Musical

Entrada gratuita

 

Ficha técnica

Encenação: Luiz Carlos Vasconcelos

Texto: Bráulio Tavares

Música: Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho

Idealização e Direção de Produção: Andrea Alves

Com a Companhia Barca dos Corações Partidos: Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros.

Atriz convidada: Rebeca Jamir

Artistas convidados: Chris Mourão e Pedro Aune

Cenografia: Sérgio Marimba

Iluminação: Renato Machado

Figurinos: Kika Lopes e Heloisa Stockler

Design de som: Gabriel D’Angelo

Assistente de direção: Vanessa Garcia

Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno

Produção Executiva: Rafael Lydio

Produção local: WB Produções

 

**********

 “QUIXOTINADAS”

Grupo Vira Lata de Teatro

Data: 07 de Outubro

Local: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória

Horário: 18 horas

Gênero: Musical

Entrada gratuita

 

Ficha técnica

Texto original: Silvio Roberto de Oliveira

Adaptação do texto: Grupo Vira Lata de Teatro

Direção geral: Cleverson Guerrera

Direção musical e preparação vocal: Patrícia Eugênio

Preparação musical (Percussão): Edson Nascimento

Músico: Lucas Gonçalves

Sonoplastia e percussão: Bresiana Saldanha

Preparação de danças populares: Marcos Silva

Coreografia: Cleverson Guerrera

Assessoria no treinamento de atores: Wyller Villaças

Concepção de Luz: Natan Dias e Sabrina Rocon

Operação de Luz: Bruno Silva

Cenário: Natan Dias e Cleverson Guerrera

Figurino: Meiriele Goltara, Rafaela Conceição e Cleverson Guerrera

Croqui: Bruno Silva e Lucas Gonçalves

Foto Divulgação: C.A.C. Casas de Artes Campaneli

Design Gráfico: Bresiana Saldanha

Equipe de Imagem: Giulia Bravo e Raquel Camatta

Staff: Andressa Felicio, Bruno Silva e Cleverson Guerrera

Produção Executiva do Grupo: Sabrina Rocon

Elenco

Dom Quixote: Othoniel Cibien (ator convidado)

Sancho Pança: Rafaela Conceição

Quelé: Natan Dias

Arauto/Noiva: Sabrina Rocon

Arauto/Vaqueiro: Danieli Borgoni

Autor/Retirante: Jaqueline Loureiro

Maria Bonita/Pai da Moça: Meiriele Goltara

 

 



ENDEREÇO

Av. Nossa Senhora da Penha, 250
Ed Caravelle, Sala 403
Santa Helena - Vitoria/ES - CEP: 29055-022

(27) 3029 - 2765
(27) 99781 - 6230 (Whatsapp)

[email protected]

NEWSLETTER