MINISTÉRIO DA CULTURA E ARCELORMITTAL
apresentam
A primeira edição do projeto
ARTE E CULTURA PARA TODOS
O projeto idealizado pela WB Produções, tem foco na cultura e educação, como fatores de transformação social, promovendo geração de emprego e bem-estar por meio de oficinas de capacitação para a comunidade carente, com inclusão de PcD – auditivo e visual – e de forma gratuita.
O projeto inédito, com patrocínio da ArcelorMittal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o foco em cultura e educação, tendo a proposta anual de quatro oficinas divididas entre arte cênicas, literatura e artesanato. Elas serão realizadas durante quatro meses nos municípios de Vitória e Serra.
O “Arte e Cultura para todos” traz a possibilidade de as pessoas ampliarem o seu conhecimento, sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro a partir da arte e da cultura, instrumentos importantes para o desenvolvimento intelectual e cognitivo da população, ambas essenciais para a sociedade.
Com o importante patrocínio da ArcelorMittal, o projeto “Arte e Cultura para todos” visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, além de ter como visão cumprir alguns dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como:
O projeto também é totalmente conectado à ESG (em inglês, Environment, Social and Governance, ou ASG, em português, Ambiental, Social e Governança, que se referem às condutas ambientais, sociais e de governança de uma empresa). São os compromissos mundiais em favor do desenvolvimento sustentável. E a ArcelorMittal adota práticas internas de ESG, além de expandi-las para a sociedade.
Enquanto ESG diz respeito a práticas mais internas de empresas e ODS sejam objetivos mais macro, ambos se conectam em busca de um bem-estar coletivo e um futuro mais próspero para as próximas gerações.
Para Wesley Telles, CEO e Diretor de produção da WB Produções: “Imaginar que pode estar em nossas mãos a alteração do destino de algumas pessoas através da arte nos faz ser pessoas muito privilegiadas”, pontua.
Bruna Dornellas, Co – Founder da WB Produções, completa: “A arte em geral, cada oficina, cada programação que idealizamos, constitui a nossa contribuição para um mundo melhor. Estamos felizes por executar tantas oficinas de qualidade conceitual e técnica com tamanha relevância cultural”.
Objetivo do “Arte e Cultura para todos”
Capacitar conceitualmente pessoas em seu desenvolvimento de habilidades artísticas em comunidades com vulnerabilidade social, além de ampliar o trabalho de difusores culturais com ofertas de oficinas, despertando admiração e valorização das manifestações desse segmento, ao mesmo tempo potencializando o acesso à cultura e às artes a pessoas com poucas oportunidades.
O movimento foi pensado para apresentar a arte em geral como forma de educação e geração de emprego; enriquecimento cultural da sociedade; capacitar toda a equipe envolvida no projeto; permitir a continuidade do projeto por tempo indeterminado através do seu impacto sócio cultural, causado pela inovação e necessidade natural de expansão; aumentar a empregabilidade e geração de empregos e rendas diretos e indiretos para a população.
“Arte e Cultura para todos”, em sua 1ª edição. visa sempre ao estímulo da cultura e da arte em suas diversas formas. Trata-se de uma oportunidade única para inúmeras pessoas que possivelmente não teriam acesso a elas e ainda de inclusão para PcDs visuais e auditivas.
Metas do “Arte e Cultura para todos”:
O “Arte e Cultura para todos” contemplará oficinas gratuitas de figurino, contação de história, artesanato (casaca) e técnica teatral.
Oficina de Contação de História – a arte de contar histórias – Formando leitores a partir do encantamento do professor
Público-alvo: Professores e bibliotecários da rede pública de Vitória.
Vagas: 25
Tempo de curso: 16 horas (4 horas semanais)
Local: EMEF Suzete Cuendet. Rua Otto Ramos, Nº 69, Maruípe, da Prefeitura Municipal de Vitória.
Inscrição gratuita
A oficina justifica-se pelo fato de que, ao se constatar a contribuição da contação de histórias na aproximação na formação do ser leitor, torna-se possível criar momentos nos quais a história seja vista pela pura beleza da literatura e pelo encantamento que cada texto tem, fazendo com que essa prática lúdica esteja presente no planejamento do professor.
Os alunos, motivados para a leitura de textos literários, agregarão à sua formação pessoal, à sua formação humana: sensibilidade, assim como à criticidade e ampliação de mundo, tornando-se capazes de escrever a sua própria história de vida. Tal aquisição é de extrema importância à sociedade, pois as grandes mudanças tão necessárias à melhoria daquilo que nos cerca acontecem por meio de pessoas sensibilizadas, atuantes e críticas.
Oficineiros: Claudia Viúva Negra e Fábio Pererê
Realização: WB Produções
Apoio: Prefeitura de Vitória