Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura e Grupo Águia Branca
Apresentam o
PROJETO TEATRO VAI À ESCOLA
com o espetáculo
De Onde Vem o Dinheiro?
Com apresentações gratuitas o musical infantil leva educação financeira e empreendedorismo a estudantes da rede pública em Vitória e Serra, de 1º a 6 de setembro.
Idealizado e realizado pelos capixabas Bruna Dornellas e Wesley Telles, o espetáculo “De Onde Vem o Dinheiro?” chega ao Espírito Santo através do projeto Teatro Vai à Escola, com apresentações gratuitas em unidades da rede pública municipal de Vitória e Serra. A peça aborda de forma lúdica e envolvente temas como educação financeira, planejamento, economia e empreendedorismo, incentivando a reflexão desde a infância sobre o valor do dinheiro e a importância de poupar para realizar sonhos.
Com texto de Renata Mizrahi, direção de Leandro Mariz e elenco formado por Inês Munhoz, Titzi Oliveira e Aurélio Lima, a história gira em torno dos amigos Tina e Tom Tom, separados pela distância e unidos pelo desejo de reencontro. Quando Tina descobre que viajar para ver o amigo custa caro, começa uma jornada de aprendizado ao lado da mãe, que transforma a sala de casa em um “game da vida real”. A experiência mistura fantasia e realidade para ensinar conceitos importantes de forma leve, divertida e transformadora. Inspirada pelos jogos digitais que os dois personagens adoram, Marta, a mãe de Tina, cria um “game da vida real”, transformando a sala de casa em um cenário mágico. Entra em cena a Rainha Dim-Dim (sua própria versão gamificada) e propõe desafios cheios de música, perguntas e fases. Tudo para ensinar, de forma divertida,
sobre poupança, esforço, planejamento e educação financeira.
O que parece sonho vira aprendizado e o aprendizado vira conquista. Ao final, Tina percebe que aprender a lidar com o dinheiro também é uma forma de crescer. De Onde Vem o Dinheiro? é um espetáculo que ensina sem ser didático, diverte sem subestimar a inteligência da criança e faz do teatro um espaço vivo para aprender sobre
economia, amizade, família e respeito.
Sinopse
A peça conta a história de Tina, que mora na beira do mar, e Tom Tom, que recentemente se mudou para as montanhas. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de ônibus é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game inventado pela sua mãe, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas.
As apresentações ocorrem entre os dias 1º e 5 de setembro, sempre nos turnos matutino (10h) e vespertino (14h), em diferentes escolas públicas. No sábado, 6 de setembro, será realizada uma oficina de interpretação teatral gratuita na FAFI – Centro Cultural Frei Civitella, aberta ao público mediante inscrição no site Sympla.
Além disso, o projeto contempla a contratação remunerada de dois estagiários da área de artes cênicas, contribuindo para a formação e inserção profissional de jovens talentos. Todas as atividades são totalmente gratuitas e viabilizadas com recursos públicos por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com patrocínio do Grupo Águia Branca.
O espetáculo tem patrocínio do Grupo Águia Branca, por meio da LICC – Lei de Incentivo à
Cultura Capixaba.
Após a temporada capixaba, a montagem segue turnê nacional e passa por oito cidades brasileiras. (Belém Belém /PA, Belo Horizonte /MG, Sabará /MG, Juiz de Fora/MG, Curitiba /PR, São Francisco do Sul /SC , Salvador /BA e Piracicaba /SP, alcançando ainda mais crianças e educadores pelo Brasil.
A produção é da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura e patrocínio do Grupo Águia Branca.
Sobre Renata Mizrahi – dramaturgia e canções originais
Renata Mizrahi tem um portfólio de sucesso como roteirista e dramaturga. No cinema, ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, com direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa-metragem Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart.
É roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink; autora do curta-metragem “Bodas”, que estreou na mostra paralela do Festival de Cannes e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019.
Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte…(GNT); escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner; e formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob), que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT); “Vai que Cola” e “A Vila” (Multishow); a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres, entre outros.
Sua série autobiográfica, foi selecionada para o LAB Varilux Cinema Francês em junho de 2022. Venceu o Festival Cabíria 2020 de melhor argumento infanto-juvenil (com Renata Diniz) por Rodante. Foi curadora do Festival Cabíria 2021 de roteiros de longa-metragem. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê.
Sobre Leandro Mariz – Direção Artística
Pernambucano, Ator, Diretor, Produtor cultural, Cenógrafo, Figurinista e Design de Interiores, iniciou suas atividades em 1991 no Teatro Apollo com o espetáculo Infanto-Juvenil “Antes de Ir ao Baile” do autor e dramaturgo Wladimir Capela; Participou de um dos espetáculos mais premiados em 1993 ''O Boi da Lua a procura de São João'', com texto e direção de Glauco Cazé. Também atuou em “Capitães da Areia” de Jorge Amado, “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda, “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara
Machado com direção Carlos Salles, “A Lenda da Floresta” de Paulo André Guimarães; Dirigiu “Quem tem Medo?” a partir da obra A Bruxinha que Era Boa, de Maria Clara Machado; atuou em “Pindorama – Uma História do Brasil” de Paulo André; “A Família Ratoplan” de Luiz Marinho; O corcunda de Notre Dame, direção de Leandro Mariz; “Uma Viagem Fantástica” de Paulo André Guimarães; “Cinderela” de Paulo André Guimarães; ”KARMA” de Betito Tavares e direção de Caio Blat. “O Mistério da Outras Cores” de Paulo
André Guimarães; “A Casa das Idéias” de Robson Teles; “Cosmogonia” poesias de Walter da Rosa Borges. Atuou, Dirigiu e Produziu espetáculos aos quais destacam-se: “Jovem Estudante Procura”, de João Brandão; “O Coronel de Macambira”, de Joaquim; “Os Três Porquinhos O Retorno do Lobo Mau”; “Pinóquio”; “Branca de Neve”, “As Bondosas”, de Ueliton Rocon; “Zoológicos”, de John Marcatto; “A Rainha da Neve”; O LOBO MAU NÃO TEM CULPA; A DAMA E O VAGABUNDO EM MUSICAL NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE, Com texto e Direção de Leandro Mariz; BYE BYE BANGÚ, Deisgn de Iluminação; NÃO, Espetáculo com Adriana Birolli, Design de Iluminação; ATAZANADO, Design de Iluminação; A GELADEIRA MÁGICA, ALLADIN O MUSICAL, de Heliton Oliveira, Cenografia e Figurino; AS TRÊS PORQUINHAS, de Ian Soffredini, Cenografia e Figurinos. A PEQUENA SEREIA, de Isser Korik, Cenografia e Figurinos; DE ONDE VEM O DINHEIRO, De Renata Mizrahi, Direção de Leandro Mariz.
Projeto Teatro vai à Escola
Espetáculo: De Onde Vem o Dinheiro?
Serra/ES
Data: 02 de setembro [terça-feira]
Horário: 10h matutino e 14h vespertino
Local: EMEF Leonel de Moura Brizola – Av. Todos os Santos, s/nº, Das Laranjeiras/Jacaraípe
Ingressos: Gratuito
Gênero: Teatro Infantil
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Idealização: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Dramaturgia: Renata Mizrahi
Direção artística: Leandro Mariz
Assistente de Direção: Leandro Flores
Elenco: Inês Munhoz, Titzi Oliveira e Aurélio Lima
Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Trilha Sonora Original: Carlos Careqa
Cenografia e Figurinos: Paula di Paoli
Iluminação: Leandro Mariz
Visagista: Bruna Recchia
Produção Executiva: Leandro Flores e Clarice Coelho
Produção Executiva Turnê: Aline Gabetto
Assistente de Produção: Guilherme Balestrero
Designer de LED: Rogério Cândido
Técnico e Operador de Luz: GB Tech Art
Técnica e Operadora de Áudio: Vinicius Soares
Contrarregra: Anderson Assis (Popó)
Intérprete de Libras: Karina Zonzini
Gestão de Comunicação: Ismara Cardoso
Designer Gráfico: Alana Karralrey e Jhon Lucas Paes
Motion Design: JL Estúdio
Fotos de cena: Moises Pazianotto
Fotos de estúdio: Priscila Prade
Vídeos: Stone Vídeos
Ilustrações: Rayan Casagrande
Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia
Coordenação Administrativa: Vianapole Arte e Comunicação
Gestão Administrativa: Deivid Andrade
Assessoria Contábil: Gavacon Contabilidade
Assessoria de Imprensa: Adriana Jenner
Produção: WB Produções
Patrocínio: Grupo Águia Branca
Realização: WB Produções