Ministério do Turismo e Rip Serviços Industriais apresentam
A Quebra-cabeça Cia de Teatro em “A Geladeira Mágica”
Com patrocínio da empresa RIP – Serviços Industriais por meio da Lei de Incentivo à cultura, “A Geladeira Mágica” dedicada à primeira infância acontecem de forma presencial, gratuita e com acessibilidade, a peça vai acontecer em Serra – Espírito Santo. As apresentações serão especialmente para as crianças de escolas públicas e acontecerá em duas escolas, com duas apresentações por dia, totalizando 4 apresentações. As apresentações serão realizadas dentro das quadras/ginásios de escolas já selecionadas, iniciando dia 05 de julho. O espetáculo “Geladeira Mágica” contará com intérprete de libras em todas as apresentações. Com realização da Quebra-cabeça Cia de Teatro, o espetáculo, que estreou em 2019, já foi apresentado em mais de 40 sessões em diferentes formatos que passaram por teatros, escolas, live e até drive-in. A peça, já assistida por mais de 10 mil espectadores, usa do universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável. Produzida pela WB Produções, a turnê de “A Geladeira Mágica” tem ainda como objetivos oportunizar a difusão cultural em espaços formais de educação pública, além de incentivar a visibilidade artística no Espírito Santo.
Sinopse
Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete – a senhora dos bons hábitos – sai em busca de ingredientes para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.
O que dizem os autores Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
“Em tempos em que a realidade é apresentada apenas por verdades a todo tipo de público, trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões torna-se desafiador. A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias. Em “A Geladeira Mágica”, acreditamos no potencial do teatro para materializar um faz-de-conta e, por meio dele, dialogar com inúmeros conflitos e dilemas de um universo real já compreendido por crianças. Não se trata de uma apresentação didática sobre hábitos de saúde e de vida; trata-se, sim, de uma experiência em que o espectador é convidado a analisar bons e maus comportamentos e seus respectivos efeitos nas situações de uso. Reunimos referências clássicas do universo literário infantil para resgatarmos e provocarmos alguns lugares-comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. Longe de ser uma dramaturgia fria (ou congelante), acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e críticos!”
“A Geladeira Mágica” – Infantil – com intérprete de libras nas sessões vespertinas.
05/07 – EMEF Novo Horizonte- Serra ES
Horários: 10h e 14 horas (na última sessão do dia haverá intérprete de libras)
Endereço: R. Sanhaço, 88-122 – Novo Horizonte, Serra – ES, 29163-343
06/07 – EMEF Antonio Vieira de Rezende- Serra ES
Horários: 10h e 14 horas (na última sessão do dia haverá intérprete de libras)
Endereço: R. Domingos Martins – Central Carapina, Serra – ES, 29161-536
Duração: 60 minutos
Gênero: Infantil
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Texto: Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
Direção: Murilo Góes
Elenco: Lorena Nogueira e Daniel Monjardim
Participações em off: André Prando e Maria Alice Quintela
Trilha Sonora Original: Patrícia Ilus
Cenografia: Alexandre Campaneli
Luz e Som: Erique Luna
Figurinos: Quebra-cabeça Cia de Teatro
Fotografia: Vitor Zorzal
Assessoria de Imprensa: Bruna Dornellas
Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Designer Gráfico: Célio Moreira
Coordenação Administrativa: Letícia Napole
Assessoria Jurídica: PMBM Advocacia
Assessoria Contábil: Leucimar Martins
Realização: Quebra Cabeça Cia de Teatro
Produção: WB Produções