Ministério do Turismo e ES Gás apresentam
A Quebra-cabeça Cia de Teatro em
“A Geladeira Mágica”
As apresentações fazem parte da programação da 13ª edição do Circuito Nacional de Teatro no Espírito Santo
Com patrocínio da ES Gás por meio da Lei de Incentivo à cultura, “A Geladeira Mágica” dedicada à primeira infância acontecem de forma presencial, gratuita e com acessibilidade. O Circuito Nacional de Teatro no Espírito Santo está de volta de forma presencial, com o espetáculo infantil “A Geladeira Mágica”. Com o patrocínio do ES Gás, a peça vai acontecer em duas cidades do Espírito Santo. As apresentações serão especialmente para as crianças de escolas públicas e acontecerá em duas escolas, com duas apresentações por dia, totalizando 4 apresentações. As cidades que irão receber “A Geladeira Mágica” serão Vitória e Serra, com apoio institucional das respectivas prefeituras. As apresentações serão realizadas dentro das quadras/ginásios de escolas já selecionadas, iniciando dia 04 de julho. O espetáculo “Geladeira Mágica” contará com intérprete de libras em todas as apresentações. Com realização da Quebra-cabeça Cia de Teatro, o espetáculo, que estreou em 2019, já foi apresentado em mais de 40 sessões em diferentes formatos que passaram por teatros, escolas, live e até drive-in. A peça, já assistida por mais de 10 mil espectadores, usa do universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável. Produzida pela WB Produções, a turnê de “A Geladeira Mágica” tem ainda como objetivos oportunizar a difusão cultural em espaços formais de educação pública, além de incentivar a visibilidade artística no Espírito Santo.
Sinopse
Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete – a senhora dos bons hábitos – sai em busca de ingredientes para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.
O que dizem os autores Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
“Em tempos em que a realidade é apresentada apenas por verdades a todo tipo de público, trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões torna-se desafiador. A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias. Em “A Geladeira Mágica”, acreditamos no potencial do teatro para materializar um faz-de-conta e, por meio dele, dialogar com inúmeros conflitos e dilemas de um universo real já compreendido por crianças. Não se trata de uma apresentação didática sobre hábitos de saúde e de vida; trata-se, sim, de uma experiência em que o espectador é convidado a analisar bons e maus comportamentos e seus respectivos efeitos nas situações de uso. Reunimos referências clássicas do universo literário infantil para resgatarmos e provocarmos alguns lugares-comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. Longe de ser uma dramaturgia fria (ou congelante), acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e críticos!”
“A Geladeira Mágica” – Infantil – com intérprete de libras nas sessões vespertinas.
04/07
Local: EMEF Profª. Aurea Maria Andrade S. Felício- Serra ES
Horários: 10h e 14 horas (na última sessão do dia haverá intérprete de libras)
Endereço: Av. Brasil, S/N – Novo Horizonte, Serra – ES, 29163-331
07/07- CMEI Ernestina Pessoa- – Vitória ES
Horários: 10h e 14 horas (na última sessão do dia haverá intérprete de libras)
Endereço: Rua Loren Reno, nº 115, bairro Do Moscoso, 29015-090
Duração: 60 minutos
Gênero: Infantil
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Texto: Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
Direção: Murilo Góes
Elenco: Lorena Nogueira e Daniel Monjardim
Participações em off: André Prando e Maria Alice Quintela
Trilha Sonora Original: Patrícia Ilus
Cenografia: Alexandre Campaneli
Luz e Som: Erique Luna
Figurinos: Quebra-cabeça Cia de Teatro
Fotografia: Vitor Zorzal
Assessoria de Imprensa: Bruna Dornellas
Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Designer Gráfico: Célio Moreira
Coordenação Administrativa: Letícia Napole
Assessoria Jurídica: PMBM Advocacia
Assessoria Contábil: Leucimar Martins
Realização: Quebra Cabeça Cia de Teatro
Produção: WB Produções