A PALHAÇA E O BAILARINO
COM GRUPO CONSTELAÇÃO
Oficina de Prática de Montagem Teatral
Cecaes – Folgazões – WB Produções – Unimed
A PEÇA ESTREIA DIA 23 DE SETEMBRO
SOBRE A PEÇA
A Palhaça e o Bailarino será encenado pelo Grupo Constelação, formado por alunos da Oficina de Prática de Montagem Teatral do Cecaes, ofertada pelo Circuito Cultural Unimed para a comunidade de São Pedro e Ilha das Caieiras. Os jovens atores, em sua maioria, estão tendo o primeiro contato com a arte teatral. O trabalho do orientador Foca Magalhães (ator e diretor da Folgazões Companhia de Artes Cênicas) foi orientado para que a turma tivesse a desenvoltura necessária para realizarem apresentações em espaços públicos. “De forma geral, a população não tem acesso ao teatro ou qualquer espaço de representação cênica, seja por falta de condição financeira ou por não se sentir pertencente a esse meio cultural ou pelo próprio desconhecimento dessa arte. O teatro na rua vem para tornar acessível o acesso e disseminar a potência e beleza da arte da interpretação.” – pontua Foca Magalhães. Os alunos abraçaram a proposta de fazer uma trupe circense para que todos estivessem em cena e pudessem experimentar o fazer teatral diante da plateia. Todos estão envolvidos com a produção, viabilizando e criando a composição dos figurinos e adereços, um momento de trabalho coletivo onde todos têm voz. Será um grande momento para esses adolescentes que se apresentarão na Praça de Itararé (23/9, 10h) diante da plateia formada por quem estiver participando da ação Dr. Unimed na Praça, promovida pela Unimed Vitória.
SOBRE A CONCEPÇÃO
O texto A PALHAÇA E O BAILARINO foi desenvolvido por Wesley Rossi, aluno do Curso Livre de Teatro da Ufes, também orientado por Foca Magalhães. Este texto teve sua primeira encenação com a turma desse curso. Wesley se sentiu honrado pela escolha do seu texto e acabou participando do processo assumindo a assistência de direção.
A montagem, encenada na linguagem do teatro de rua, foca nas ações dos personagens, seus jeitos e trejeitos, suas expressões. Os figurinos pensados pelos alunos são colagens de roupas garimpadas nos guarda roupas, brechós e acervo da Folgazões. O intuito foi de mostrar que é possível realizar, produzir teatro de forma que não se gaste ou gaste o mínimo de dinheiro, basta ser criativo e mobilizar todos os envolvidos. A música também estará presente durante o cortejo de abertura e no espetáculo, sendo executada pelos atores.
SINOPSE
Numa trupe circense, uma palhaça se encanta pelo bailarino e a partir daí começa a confusão. Desentendimentos entre a turma de palhaços e bailarinos que não aceitam que eles se enamorem. Todos os artistas do circo tem alguma opinião sobre o que a Palhaça e o Bailarino devam fazer. Perdidos em meio a fofocas e falácias sentem-se pressionados e ficam diante de um dilema: aceitar o amor que os une ou as diferenças que os separam? Então, um grande roubo acontece no circo e todos acusam a Palhaça de tal mal feito. Será que o amor conseguirá vencer as dificuldades e preconceitos?
FICHA TÉCNICA
Autor: Wesley Rossi
Direção: Foca Magalhães
Assistência de Direção: Wesley Rossi
Elenco:
Ana Carolina Rangel
Adriel Pereira dos Santos
Gabriella Costa Vila Real
Gabrielly Pereira da Silva
Giuliano Rocha Mello
Igor Maklin Ferreira
Isabela Lima
John Herbat de Souza
Lucas Murilo
Maria Eduarda Gomes
Maiara Silva
Matheus Jederson Vieira Silva
Nathalya Laureano
Thayrone Costa dos Santos
Sibelli Pereira Gonçalves
Vitória Soares de Souza
Wendy Nascimento Ribeiro
Cenário, Figurino, Maquiagem: Criação coletiva
Programação Visual: Deivid Andrade
Produção: WB Produções
Realização: Circuito Cultural Unimed
SERVIÇO
A PALHAÇA E O BAILARINO
COM GRUPO CONSTELAÇÃO
Data: 23 de Setembro
Horários: 10h
Local: Praça de Itararé – evento Dr. Unimed na Praça
Gênero: comédia
Duração: 30 minutos
Classificação etária: livre