Ministério do Turismo, Unimed Vitória e Instituto Unimed Vitória
Apresentam
“A Geladeira Mágica”
A peça capixaba, que encerra a 14ª edição do Circuito Cultural Unimed especial mês das crianças, será exibida no dia 24 de outubro para alunos da escola EMEF Ceciliano Abel de Almeida, em Vitória.
A 14ª edição do Circuito Cultural Unimed Especial Mês das Crianças foi um sucesso. Os espetáculos gratuitos que aconteceram no Teatro Sesi (Branca de Neve ao som dos Beatles e Nuvem D’Água) tiveram os ingressos esgotados rapidamente e foram vistos por mais de 1200 crianças.
E para encerrar o circuito, mais de 500 alunos da escola pública EMEF Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, Vitória, poderão assistir ao espetáculo “A Geladeira Mágica”, da Quebra Cabeça Cia de Teatro. Dedicada à primeira infância, a peça tem duração de uma hora e será apresentada em duas sessões no dia 24 de outubro: às 10 horas e às 14:30 horas. A segunda apresentação contará com um intérprete de libras.
“A Geladeira Mágica” estreou em 2019 e já foi apresentada em mais de 40 sessões em diferentes formatos como teatros, escolas, lives e até drive-in, tendo sido assistida por mais de 10 mil espectadores.
O enredo conta a história de primos que, curiosos para desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição, acabam vivendo momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a todos que quiserem mergulhar em seus acontecimentos.
Com leveza e humor, a peça pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.
“A Geladeira Mágica” também usa o universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável.
Produzida pela WB Produções, a turnê de “A Geladeira Mágica” tem como objetivo oportunizar a difusão cultural, além de incentivar a visibilidade dos artistas do Espírito Santo no Brasil.
Sinopse:
Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete – a senhora dos bons hábitos – sai em busca de ingredientes para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.
Todas as atrações do Circuito Cultural são patrocinadas pela Unimed Vitória e pelo Instituto Unimed Vitória, via Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Isso é possível graças à contribuição de médicos cooperados e de colaboradores da cooperativa, que destinam parte de seu Imposto de Renda aos projetos aprovados em leis de incentivo fiscal por meio do Programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR). A produção e coordenação geral do Circuito é da WB Produções.
Mais sobre o espetáculo:
O que dizem os autores Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
“Em tempos em que a realidade é apresentada apenas por verdades a todo tipo de público, trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões torna-se desafiador. A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias. Em “A Geladeira Mágica”, acreditamos no potencial do teatro para materializar um faz-de-conta e, por meio dele, dialogar com inúmeros conflitos e dilemas de um universo real já compreendido por crianças. Não se trata de uma apresentação didática sobre hábitos de saúde e de vida; trata-se, sim, de uma experiência em que o espectador é convidado a analisar bons e maus comportamentos e seus respectivos efeitos nas situações de uso. Reunimos referências clássicas do universo literário infantil para resgatarmos e provocarmos alguns lugares-comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. Longe de ser uma dramaturgia fria (ou congelante), acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e críticos!”
Quebra-cabeça Cia de Teatro
Somos uma Cia de teatro infantil que concebe e executa produções autorais de caráter educativo. Nosso trabalho surge pela identificação da oportunidade em potencializar relações entre infância – importante estágio para a formação de valores humanos-, e arte dramática – ferramenta vigorosa para difundir reflexões sociais. Representamos, em nossos projetos, uma preocupação em fazer da experiência cênica não apenas um instante para promover o entretenimento, mas um espaço temporal legítimo de aprendizagens formais. Composta pelos produtores culturais Bruna Dornellas e Wesley Telles em parceria com o professor e ator Murilo Góes, nossa Cia conta, ainda, com a contribuição ativa de profissionais representantes de ciências distintas, com o objetivo de legitimar uma fundamentação técnica dos processos de montagem, de acordo com as necessidades demandadas pelas abordagens conceituais de cada obra. Nesse bojo, psicólogos, pedagogos, professores, médicos e terapeutas são nossos constantes aliados na preocupação em difundir saberes justos em uma linguagem adequada e por uma abordagem metodologicamente responsável. Para todas as suas composições, a Quebra Cabeça Cia de Teatro tem como objetivo precípuo o diálogo com o público infantil a respeito de temáticas socialmente relevantes e compatíveis às suas compreensões de mundo, em mensagens lúdicas que, ao mesmo tempo, divirtam e também permitam a reflexão crítica. Para garantir o alcance desse propósito, o repertório da Cia é integralmente autoral, o que favorece uma interação potente entre os saberes formais e a dramaturgia, determinando, pois, uma parceria enérgica entre educação e cultura.
O nosso primeiro espetáculo, “A Geladeira Mágica”, estreou no teatro em Vitória (ES), em julho de 2019. O texto aborda a importância dos alimentos naturais na nutrição diária, bem como questiona a distorção conceitual causada pelo consumo de produtos ultra processados ou que mantenham uma perigosa relação com o excesso de substâncias potencialmente perigosas. Dentro dessa lógica de reflexão crítica a respeito de comportamentos comuns a crianças entre 5 e 9 anos, a obra ainda questiona o uso excessivo de aparelhos tecnológicos como fator que contribui para a perpetuação do sedentarismo infantil. Antenada e em diálogo com as novas dinâmicas de linguagens que perpassam a formação das crianças, “O canal da Lica”, segunda produção da Cia, apresenta Lica, uma blogueira mirim, protagonista de temas relacionados à aprendizagem de crianças da 1 a infância em seu canal no YouTube. Em episódios que dialogam com fantoche, animação, música e conteúdo formal, a estreia do Canal aconteceu em maio de 2021. Em todos os nossos trabalhos, idealizamos diálogos diretos com as diretrizes de objetivos para o desenvolvimento sustentável propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentre as quais priorizamos uma educação de qualidade, fome zero e agricultura sustentável, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, além da parceria e meios de implementação.
Data: 24 de outubro – segunda feira
Local: : EMEF Ceciliano Abel de Almeida – Itararé/Vitória
Hora: 10 am e 14:30 horas.
Valor: Gratuito
Duração: 60 minutos
Gênero: infantil
Somente para alunos da escola.
Mais informações: wbproducoes.com
A Geladeira Mágica
Texto: Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
Direção: Murilo Góes
Elenco: Lorena Nogueira e João Garcia
Participações em off: André Prando e Maria Alice Quintela
Trilha Sonora Original: Patrícia Ilus
Cenografia: Alexandre Campaneli
Técnico de luz e som: Erique Luna
Cenografia e Figurinos: Mila Goudet e Paula de Paoli
Cenotecnia: Wagner José de Almeida
Adereços: Tetê Ribeiro
Pintura arte: Alessandra Siqueira
Assessoria de Imprensa: Adriana Jenner
Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Produção Executiva: Deivid Andrade e Bruna Sirena
Social Media: Ismara Cardoso
Designer Gráfico: Natália Farias
Coordenação Administrativa: Letícia Napole
Assessoria Jurídica: PMBM Advocacia
Assessoria Contábil: Leucimar Martins
Realização: Quebra Cabeça Cia de Teatro
Produção: WB Produções