A oficina é gratuita, voltada para atores a partir de 18 anos, e faz parte do Projeto Circuito Cultural de Teatro no Espírito Santo, que neste ano completa 11 anos.
O projeto além de proporcionar vindas de espetáculos teatrais ao estado tem a intenção de gerar formação de profissionais na área cultural e é totalmente gratuita.
A oficina tem como elemento principal o ator – o elemento mais importante de um espetáculo teatral – e a importância da crença na palavra dita, realmente ver o que se narra, a imaginação que se torna real, quase palpável diante de si.
É necessário criar uma aproximação do discurso que se coloca na terceira pessoa – se confundindo com a primeira pessoa e vice-versa – com o arrebatamento das experiências que o ator vive daquilo que narra. Com exercícios que tocam essa experiência associados a outros específicos sobre o esfacelamento narcísico que passamos em determinados momentos da vida. Utilizando como inspiração algumas crônicas do maior cronista brasileiro: Rubem Braga.
CHARLES FRICKS
Charles Fricks é ator, integrante da Companhia Atores de Laura desde 1993. Participou de 10 espetáculos na companhia entre eles “Ensaios de mulheres”, “Decote”, “O Conto do inverno”. Com o espetáculo “As artimanhas de Scapino”, em 2002, foi indicado ao Prêmio Shell e ao Prêmio Qualidade Brasil BR na categoria de melhor ator.
Em 2012, ganhou os prêmios Shell e APTR de melhor ator pelo monólogo “O filho eterno”, além de 4 outras indicações. Fora dos Atores de Laura participou dos espetáculos “Céus” e “Macbeth”, dirigidos por Aderbal Freire-Filho; “Hedda Gabler”, direção Walter Lima Jr e “A ira de Aquiles”, dirigido por Hamilton Vaz Pereira.
No cinema atuou em 9 longas. Dentre eles ”Quase dois irmãos”, de Lúcia Murat; “Sem Controle”, de Cris D’amato; “Chico Xavier”, de Daniel Filho; “Tropa de Elite 2” , dirigido por José Padilha e “Quase memória”, por Ruy Guerra, e recentemente, “Kardec – O filme”, com direção de Wagner de Assis.
Na TV fez parceria com o diretor Luiz Fernando Carvalho atuando em 3 microsséries: “Capitu” e “Hoje é dia de Maria – primeira e segunda jornada”. Participou também da série “Sob Pressão”, dirigida por Andrucha Waddington entre outras.
SERVIÇO
Oficina “O ator na 1ª a 3ª pessoa e sua crônica” – com Charles Fricks (Cia Atores de Laura/ Rio de Janeiro- RJ)
Quando: Dia 20 de Julho (Sábado) – De 9h às 13h
Local: Auditório Ilha Bela – Hotel Senac Ilha do Boi
Endereço: R. Bráulio Macedo, 417 – Ilha do Boi, Vitória
Inscrições: [email protected]
Oficina Gratuita/ Vagas Limitadas para 25 pessoas
Classificação: 18 anos